Resenha - and still it sits in front of you

sexta-feira, 17 de maio de 2013


Fic: and still it sits in front of you
Autor: Ironborn 
Classificação: +18
Gêneros: Amizade, Romance, Yaoi
Estilo: One-shot


Minha Resenha: Quadros de Gelo e Fogo




and still it sits in front of you, apesar de ter um título em inglês (e como sempre faço nesses casos, pouco me esforço para entender o sentido da tradução), é uma daquelas fics que comparo com um belo quadro.
No caso, três quadros. Sabe aquelas exposições que mostram quadros em sequencia? Pois é. Três quadros.

Três quadros esboçados e pincelados com o cuidado de quem ama e a intensidade de quem se apaixona. Quadros com iluminação precisa, perspectiva bem estudada, textura bem aplicada, de forma que apenas ao olhar para a obra você sente a temperatura do ambiente retratado. Sente no tato da mente as texturas dos objetos e das peles. E pela composição e contrastes entre os elementos, você percebe o equilibrio e a química da vida.


Já viu quadros assim? São quadros feitos para tocar você, e nada mais. E isso é um feito e tanto!

and still it sits in front of you são três quadros assim.

Em um quadro, o frio; no outro o calor. No terceiro, a química. O resto é óbvio demais para ser dito.

Entretanto, quadros são imagens estáticas. E and still it sits in front of you é assim, uma sequencia de três pinturas com todos os detalhes que fazem a alma suspirar e arfar... mas onde nada acontece. Sao retratos, onde o tempo não passa; tudo aconteceu ou está para acontecer. Figuras tão congeladas quanto o castelo eternamente sob flocos de neve que nunca param de cair. Nada interfere, nada sai do lugar. Retratos de vidas estáticas.

Não que isso seja um defeito. É apenas sua característica e talvez é assim que deve ser. É uma daquelas histórias que não são histórias, pois não há metas, não há obstáculos, não há expectativa ou clímax. Eu gosto de histórias que são histórias, com reviravoltas, com tragédias, causas e consequências em efeito dominó. No entanto, não há demérito nos retratos da Laranjalima. Se assim fosse, eu teria que defenestrar todos os grandes pintores e fotógrafos, mas eu os admiro. Não é fácil capturar uma cena com técnica e perfeição suficiente para ressaltar as maiores e mínimas características... aquelas que realmente importam.

Só não me julguem por não avaliar retratos como se fossem histórias.

Em tais retratos, tudo é apenas o que é, simples assim. O que me faz pensar que talvez a vida seria mais fácil se fosse assim... como olhar para o passado, como quadros enfileirados na galeria da alma, que jamais serão alterados senão um ou outro desbotamento até desvanecerem por completo. Afinal, Game of Thrones, de onde saíram os personagens de and still it sits in front of you, é assim. Tudo que amamos deixa de existir com facilidade inversa à que temos de esquecer.

2 comentários:

  1. "Tudo que amamos deixa de existir com facilidade inversa à que temos de esquecer".

    Seria bom, ser um quadro de vez em quando. Simples estático. Sem ter que provar nada. Sem ter que dizer algo ou responder a questão. Sem ter que corresponder as espectativas.
    Simplesmente ficar parado e ouvir o som da própria respiração. Sem buscar o porque ou as respostas. Como hibernar. Um quadro estático. Uma história comum de uma vida comum, de um lugar comum com ações e reações comuns inerente a pessoas comuns.
    assim como se nada fosse ruím ou bom, mas apenas vida correndo em quadros.
    Tem horas em que, o melhor é não fazer nada e, esperar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me lembra uma passagem do livro 1984, em que os protagonistas operários subversivos e anti-governo, preocupados com o fato de que podem morrer ou serem torturados a qualquer instante, observam uma mulher da casta mais inferior, afundada na pobreza, mas alheia, um quadro estático tal qual você descreveu, que cantava uma musica composta por uma máquina, sem emoção alguma.
      Isso tem suas vantagens. Mas é uma existencia deprimente.

      Excluir