As desculpas mais deslavadamente escrotas do Nyah

domingo, 18 de novembro de 2012
Nós, leitores betas, temos como dever melhorar as fics. Para isso, precisamos as vezes fazer críticas contundentes, cutucar a ferida para expor ao autor onde ele está cometendo os piores erros. 

Muitas vezes, após uma crítica mais severa (ou nem tanto), geralmente ouvimos todo tipo de “mimizagem”, desde lágrimas (de crocodilo) a ameaças à nossa integridade física. Eu até entendo que dói receber certas avaliações. Mas é muito comum darem desculpas para a escrita ruim! São tantas desculpas clichês que sempre se repetem, que resolvi escrever esse post com uma lista das mais absurdas e comuns. Pedi para o novo membro da Liga de Betas do Nyah, o Salow
(que, aliás, está disponível para betagem, procure o perfil dele aqui), para darmos as respostas que sempre quisemos, mas não tivemos coragem (bom, em alguns casos, tivemos coragem sim).

Leia atentamente e, se você já usou ou usaria uma desculpa dessas, pense novamente. Você pode estar sendo deslavadamente escroto.

Então vamos lá, são 18 respostas que costumamos receber após as betagens.

"Você tá com inveja"
Cyndi: Vamos usar a lógica: se eu fosse ter inveja de um escritor, eu escolheria Sheakespere, Homero, Tolkien, GRR Martin, e não... você.

Salow: Claro que sim, todos ficam com inveja de um enredo sem pé nem cabeça, personagens rasos e uma gramática vergonhosa. TUDO O QUE EU SEMPRE QUIS!!ONZE!!!

"Só porque a fic não é Fulano x Cicrano"
Cyndi: Claaaaaaro, se fosse Fulano x Cicrano, podia um analfabeto escrever que eu seria fã.

Salow: Talvez a total descaracterização, falta de adjetivos, da vírgula antes do ‘mas’ também tenham algo a ver com isso. SÓ TALVEZ.

"Faz melhor, então"
Cyndi: Vamos entender isso de uma vez: quando você vai ao cinema e assiste um filme ruim, você sai falando mal dele pros amigos, família, no twitter e facebook. Nem por isso o diretor ou roteirista vai chegar pra você dizendo pra fazer um filme melhor. Se um físico nuclear, que só sabe escrever equações e coisas relacionadas a números e elementos da tabela periódica, ler a sua fic e dizer que é ruim, ele está exercendo o mesmo direito que você tinha ao criticar o filme, mesmo ele sendo incapaz de escrever uma única frase em prosa. Resumindo, não, pra criticar não preciso saber fazer melhor, nem pior, nem nada. Só preciso de bom senso.

Salow: Essa lógica de que para poder criticar tem que ser melhor é tão infantil que me deu câncer de pele. Vamos parar de confundir cooperação com competição.

"Fiz com pressa"
Cyndi: Nossa, percebo o quanto você gosta da sua fic......

Salow: Onde que é o incêndio?

"Pesquisar dá trabalho"
Salow: Também deveria dar um texto melhor, mas...

Cyndi: Se não quer nada que dê trabalho, por favor, pare de escrever. Vá trabalhar como degustador culinário ou como cobaia em um centro de pesquisas do sono. Ouvi dizer que eles tem bons colchões por lá.

"Não é culpa minha se você não entendeu"
Cyndi: Também não é culpa minha se você não entendeu que para escrever, você precisa primeiro aprender a se comunicar satisfatoriamente.

Salow: Normalmente quando faz sentido, eu entendo.

"Você que não entende meu OC"
Cyndi: Poxa, ele é um incompreendido, um ser avançado demais para nossa época. Daqui a 100 anos ele será estudado por pesquisadores e idolatrado pelas massas. Pobre de mim que não o compreende. Pobre de mim que preciso de uma boa escrita para entender personagens. Que deficiente eu sou!

Salow: Complicado demais pra mim. Meu cérebro explodiu depois do primeiro parágrafo em que ele se apresenta e diz a altura, idade, CPF, se pode doar sangue ou não, cor do esmalte da unha do pé, posição sexual favorita, o nome da tartaruga que teve quando era dez anos mais jovem (Judite) e como vai deixar todos babando aos seus pés.

"Só tenho X anos"
Salow: Então vai comer feijão, estudar português, redação, literatura, daí quando crescer, é só voltar com uma desculpa menos esfarrapada.

Cyndi: Se bem que essa idade não te impede de estudar. Tu quer escrever, mas mamar na vaca tu não quer.

"Não sou profissional, porra!"
Cyndi: DON’T YOU SAY! E nunca vai ser, se parar de dar desculpas e começar a dar um jeito nessa escrita e nesse comportamento infante.

Salow: Ok, isso te dá todo o direito de ser um péssimo escritor.

"A fic é minha, escrevo como quiser"
Cyndi: A betagem é minha e eu critico como quiser.

Salow: A mão é minha, será que eu posso meter na cara de quem eu quiser? SERÁ???*

"Você é a unica que não gosta!"...
Salow: Talvez a única pessoa que leu e é sincera.

Cyndi: Vote em seu ditado popular favorito: “Voz do povo é a voz de Deus” ou “A maioria é burra”. Adivinha em qual eu voto?

"Esse é o meu jeito de escrever"
Salow: Tem gente que tem talento, trabalho duro e tem gente que tem... Outra coisa?

Cyndi: Quem não tem dom, se mata ao vivo. Eu acredito em aprendizado, e você?

"o importante é o que tem na fic, não é como eu escrevo".
Salow: Essa sua definição de prioridades tá tão errada de inúmeras maneiras que estou pensando em te dar um tiro.

Cyndi: Vx xTa o wr0mg tut eh *iprtnt* (PUXA É VERDADE, você tem toda razão, o importante é o que tem na minha frase, e não como eu escrevo! Obrigada por me mostrar essa verdade libertadora)

"eu digito muito rápido e acabo errando muito".
Cyndi: Sabe o corretor do Word? Então...

Salow: REVISE!11!!!!1! Não é proibido ler tudo novamente e tentar melhorar. Sério.

"Eu estava cansado demais e escrevi mal"
Cyndi: E você só percebeu isso quando eu betei? 

Salow: Esse tempo que você gasta escrevendo fanfic deveria ser utilizado inteiramente para dormir. Todo mundo sai ganhando.

"você me falou que não gostava muito de descrições, por isso descrevi pouco "
Salow: Se eu te falar pra reescrever tudo...

Cyndi: Se eu te falar pra se jogar da ponte...

"minha avó não gosta desse tema, então vou parar de escrever".
Cyndi: Se ela não gostar da sua cara, você faz plástica? É esse tipo de coisa que faz com que pessoas vivam uma vida que não é delas, realizam sonhos que não tiveram, busquem metas que nem enxergam. Tudo porque a família disse pra fazer, ou a família gosta, whatever. Cadê sua individualidade, CADÊ VOCÊ DEBAIXO DESSA PERSONA??? Se liberta, pelo amor de qualquer criatura!

Salow: Família sempre em primeiro lugar. Vocês, ‘’’autores’’’, são um amor.

"buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaasnif, snif..."
Salow: MUAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHHAHA. Err...
Cyndi: Tó um lencinho [__]~~~~


*Este blog não apoia a agressão física

Cyndi: hmmm... bem, na verdaaadeee..............

26 comentários:

  1. Eu ouvi uma bem estranha: "Estava no PC de um amigo e não pudia demorar". ê.e

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu nunca imaginei que havia essa relação amor x ódio entre autores e betas.
    Deu até medo dessa última aí =P

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre prefiro escrever fics que não têm essa de 'capítulo toda quinta'. Não que eu ache ruim, mas usar a desculpa de 'estava cansado' é o cumulo. Se está cansado, por que está escrevendo? O.o

    Muito o post, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Cara, amei esse post, foi hilário. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Saca só essa:
    "Encontra outra maneira para escrever, dessa maneira você cansa o leitor"

    - Sabe, é que eu queria usar o português arcaico .-.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk duvido que ele tem noção do que é realmente o português arcáico.

      Excluir
  6. kkkk adorei! Realmente tem gente que não respeita.... Poxa você tá lá, ajudando, lendo, gastando seu tempo e a pessoa ainda reclama!

    ResponderExcluir
  7. Haha..como uma humilde leitora que ama dar criticas construtivas as vezes precisamos parti para a ignorância, como eu não gosto de perde minha moral e paciência deixo quieto e muitas vezes para de ler. Amei o post, estão de Parabéns!! <3

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post! Escrevo uma fanfic no nyah e morro de medo de estar fazendo alguma coisa de errado e a equipe do site apagar minha história, eu sempre tento escrever sem erros e respondo todos os comentários e confesso que tem algumas fanfics que eu já li com coisas absurdas... Tenho medo de repetir na minha e ficaria feliz em receber alguma crítica construtiva, apesar de ser a minha primeira fanfic não quero cagar nela. Queria saber se no nyah tem controle quanto ao número de palavras por capítulo e se a fic pode ser excluída ou notificada se descumprir esse controle... Parabéns pelo post, ri bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contanto que tenha, no mínimo, 100 palavras por capítulo, tudo ficará bem. Não tem nenhuma punição, mas se não chegar a esse número você não consegue postar

      Excluir
  9. Amei o post, super hilariante!

    ResponderExcluir
  10. tipo eu tava lá mega shippando uma fic "sqn" falei um errinho e me aparece " se não gosto porque tá perdendo teu tempo" deu vontade de dizer porque tive o desprazer de tentar te ajudar masss, e outra pelo menos eu sei escrever um "por que" de pergunta de verdade, esses people de hoje em dia, onde esse mundo vai parar, tsc senti pena!
    aliás concordo plenamente em vez de responder "educadamente" eu acabei quase me mijando de rir! muahahahhahaha MUAUAAUHAUHAHAAHHAUA, bem pelo menos não sou analfabeta! ;D

    ResponderExcluir
  11. Essa desculpa de "Pesquisar dá trabalho" é uma das piores. Pesquisar e saber usar as pontuações nunca é demais.
    Prefiro não escrever nenhuma fanfic do que escrever uma porcaria sem pé nem cabeça, hehe.

    ResponderExcluir
  12. Vou só fingir que eu não li um trabalho de TCC inteiro pra pesquisar a pscicologia dos meus personagens, pra esse "Pesquisar dá trabalho" não me deprimir. Sério.
    Cara, na moral, a parte que eu acho mais divertida é pesquisar e conseguir informações, tanto para deixar a história mais realista quanto pra corrigir palavras ou achar sinônimos estranhos porque meu personagem agora essas palavras.

    ResponderExcluir
  13. O que eu mais odeio é quando a pessoa lê a fic e quando resolve comentar só sai um "continua please". Sério!. Você lê uma estória e nem é capaz de apresentar um comentário decente?

    ResponderExcluir
  14. O que eu mais odeio é quando a pessoa lê a fic e quando resolve comentar só sai um "continua please". Sério!. Você lê uma estória e nem é capaz de apresentar um comentário decente?

    ResponderExcluir
  15. Ri bastante agora. Estou no árduo processo de escrever uma fic e sei como concordância é importante. Mesmo estando no quinto capítulo ainda me pego alterando fatos do primeiro, ou do prólogo, para que a história fique concisa.
    Mas é assim que funciona, infelizmente.

    Sempre pesquiso sobre o assunto que escrevo então me senti mal ao ler aquela desculpa escrota. Já cheguei ao ponto de alterar toda a estrutura de uma história por não encontrar conteúdo de qualidade sobre o que eu queria escrever.
    Adorei todas as verdades escritas aqui.

    ResponderExcluir
  16. "Pesquisar dá trabalho"

    Então meu amigo, você ainda deve estar no primeiro ano do ensino fundamental. Pesquisar é uma das partes mais importantes no processo da escrita. Pra mostrar como não é nada de absurdo, aí vai um exemplo:

    "O velho trajava um gibão de mangas bufantes e por cima, vestia-se com um jaquette vermelho preso por um cordão. Seus poulaines cobriam suas meias longas que iam até o joelho. Ele estava coberto por um manto vermelho aveludado."

    Para ser capaz de criar uma vestimenta coerente com a época em que se passava minha história, eu tive que pesquisar sobre as roupas do século 15! E não só isso! Eu também tive que pesquisar sobre as armas existentes na época, sobre como era feita a iluminação.
    Pode apostar que, se um garoto de 12 anos consegue fazer uma pesquisa facilmente, você também consegue.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Sim, exatamente tudo isso. Ainda tem aquela do autor se meter na fic e ficar conversando com o personagens como se fosse a coisa mais normal do mundo e esquecer a história.
    Ainda tem a falta de conhecimento sobre um determinado assunto que acaba causando contrariedade na história, então você acaba ficando "WTF??"
    Falta de pontuação, organização de falas, palavras que ninguém usa há bilhões de séculos...enfim, uma série de atentados a mente e aos olhos. Sinceramente, se eu fosse beta já teria orientado a pessoa a parar de escrever.
    Isso deixa até quem escreve bem e há um tempo, mega envergonhado. Eu fico demais.

    ResponderExcluir
  19. Sim, exatamente tudo isso. Ainda tem aquela do autor se meter na fic e ficar conversando com o personagens como se fosse a coisa mais normal do mundo e esquecer a história.
    Ainda tem a falta de conhecimento sobre um determinado assunto que acaba causando contrariedade na história, então você acaba ficando "WTF??"
    Falta de pontuação, organização de falas, palavras que ninguém usa há bilhões de séculos...enfim, uma série de atentados a mente e aos olhos. Sinceramente, se eu fosse beta já teria orientado a pessoa a parar de escrever.
    Isso deixa até quem escreve bem e há um tempo, mega envergonhado. Eu fico demais.

    ResponderExcluir
  20. Teve uma garota no Spirit que estava escrevendo um bagui super mal. Eu disse pra ela melhorar o português e recomendei ler as aulas do site.
    Sabe o que ela me disse?
    "ai eu sou do japao e não sei falar portugues ainda e voce fala assim comigo ;-; invejosa"

    ResponderExcluir
  21. "Pesquisar dá trabalho"
    Sinceramente, se não tá disposto a trabalhar, nem sei porque esse ser resolveu escrever uma fanfic e ainda mais pedir a ajuda de um beta pra depois ficar bravinho aushuahsuhasuh

    ResponderExcluir