Como procurar seu beta reader

domingo, 28 de outubro de 2012


Ok, você entendeu que ter um beta é importante, mas nada de se afobar e escolher aquele que lhe parece mais experiente ou o que escreve melhor, muito menos quem você achar mais bonitinho(a). Escolher seu beta é importante, e é de sua responsabilidade
recorrer ao que melhor atenderá ao que você precisa.

Eu já recebi mensagens pedindo que eu betasse fics de gêneros que eu não curto nem domino. Se você pedir pra betar uma história de comédia, eu vou ser incrivelmente chata e provavelmente nunca arrancará de mim algum elogio que lhe dê confiança para postar... porque não gosto de comédia.

Existem algumas características que devem ser observadas antes de mandar aquele email "to escrevendo uma fic e preciso de um beta, pode ser vc, pliiiis?"

Imagina que você escreve uma fic sobre MPREG e me manda. Na boa, quem leu meu post a respeito desse gênero sabe que eu DIFICILMENTE daria como satisfatório o texto, por mais que seja melhorado.

Nós, da Liga de Betas, estipulamos umas poucas, porém essenciais características pensando nessa questão, e criamos uma fichinha para cada beta preencher. Assim, evitamos que você perca tempo enviando e-mails para várias pessoas até encontrar seu beta ideal. Além disso, fica explícito os que estão disponíveis para "adotar" novos autores e os que já estão no seu limite em quantidade de fics para betar.

Outra coisa importante é sempre o autor procurar saber como o beta trabalha. O que ele fará? Como? Quais prazos preferenciais para entrega da betagem e para envio da versão corrigida pelo autor? Qual é o foco do beta: correção gramatical ou crítica literária? E, mais importante, deixe claro o que VOCÊ mais precisa, suas principais deficiencias, e o que você espera do beta. DIÁLOGO É IMPORTANTE. Não pense que somos empregados que vamos simplesmente pegar o texto e mandar de volta "com umas correçõezinhas". Dialoguem, interajam, se conheçam. Além de melhorar a qualidade da betagem, e consequentemente da fic, vocês podem até ganhar novos amigos.

Vou postar aqui a ficha que criamos, aproveitando para deixar a minha... apesar de estar indisponível agora. Se vocês tiverem sugestões de outras características que sejam úteis informarmos nessa ficha, me avise que a gente avalia a ideia.

Nome: Cyndi 

Fandoms de que gosto: Sailor Moon (série clássica), Shurato, YuYu Hakusho, Magic Knight Rayearth, Ah! Megami Sama!, Samurai X (Rurouni Kenshin), Madoka, Ano Hana, Utena, Naturo, Fate/Stay Night, Busou Renkin, Fullmetal Alchemist, Death Note. J-Dramas: 1 Litro de Lágrimas, Life, Nobuta Wo Produce. Fora do universo Japa: Supernatural (apesar de ter abandonado na quinta temporada por decepcção), Sword of the Truth (Legend of the Seeker), Liga da Justiça, Nikita, Alias, Arquivo X.

Fandoms que não suporto: Crepúsculo, bandas (exceto X-Japan), Cavaleiros do Zodíaco.

Disponibilidade: Disponível apenas para oneshots.

Tempo de entrega: De duas semanas a um mês por capítulo.

Gêneros de que gosto: Drama, romance, psicológico, frienship, tragedia, sci-fi, fantasia, mahou shoujo, terror, espionagem, conspiração, shounen, yuri, shoujo-ai, hentai, darkfic. Basicamente, quando mais dark, pesada e depressiva for sua fic, mais posso gostar. Basicamente, quanto mais ênfase você der na tragédia dos personagens, mais vou querer ler.

Gêneros de que não gosto: Crossover, parodia, comédia. Importante ressaltar que não vou gostar de sua fic se ela for APENAS hentai. Tem que ter história, personagem, alguma coisa a mais.

Onde me encontrar: https://www.fanfiction.com.br/u/113711/
http://www.facebook.com/cynditsukino

Lista completa da Liga de Betas do Nyah!

8 comentários:

  1. Acho que poderia ser acrescentado nesta pequena lista se o beta vai mais para a esquerda (Correção gramatical) ou para a direita (Critica literária) para poder ajeitar o quadro na parede e tirar as intenções tortas daqueles autores que só querem um revisor e mandam a história para quem gosta de criticar.
    Apesar de não ser beta, imagino que deve ser muito chato e irritante quando alguém procura vocês só para correção dos textos e que não aceita criticas construtivas de mente aberta.

    ResponderExcluir
  2. Olha, voce está certa, é muito chato quando pedem uma correção, até porque... existem programas e até sites que fazem isso. Dentro da Liga estamos sempre tentando orientar os próprios betas iniciantes a jamais se limitarem a correções gramaticais. Isso é um problema meio cultural mesmo, e eu particularmente luto contra esse conceito de que beta é um revisor.
    Quero poder esclarecer isso em nossos meios de comunicação de forma que essa questão seja desnecessária no formulário. O ideal é uma conversa pessoal mesmo entre autor/beta.
    Obrigada pela opinião, de qq forma :)

    ResponderExcluir
  3. Como posso encontrar uma beta?

    ResponderExcluir
  4. Eu sei como é isso... Eu não sou uma beta, claro, mas já sofri muito a procura de um. Acho que a "compatibilidade" entre autor e beta é necessária, e já encontrei alguns nos quais pensei "pode dar certo", mas na hora de enviar uma mensagem fica complicado... É aquele pensamento de: "Será que vai ler?" "Não esqueci de nada" ou "Acho que não". O nome disso é vergonha. Passei muito tempo sem beta por conta disso, mas acredito que seja bom tentar.

    Obrigada pelo post. Meio que me estimulou a procurar melhor meu beta reader.

    ResponderExcluir
  5. ESTOU PROCURANDO UM BETA PARA MEU LIVRO VIRTUAL DE YAOI

    ResponderExcluir
  6. ultimamente tenho visto muitos autores de fanfiction que não sabem se sua história está boa para postar ou não, e por isso, decidi me juntar à umas amigas e criar esse projeto de beta readers, ou leitores beta.
    acesse o link abaixo para saber sobre como ter sua história betada por nós <3 o serviço é gratuito!

    http://yeahbetareaders.tumblr.com/

    ResponderExcluir