Metas para 2013

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

"Então, o que você achou da minha fic?"
"Digamos que... você vai ter que reescrever tudo"
0_õ

Comecei 2013 sem nenhum autor para betar.
Eu estava acompanhando duas meninas. Uma delas sumiu alegando falta de tempo. A outra não sumiu, mas também disse que está sem tempo e tal e disse "tchau". O mais triste é que eram autoras promissoras que sabiam ouvir criticas, mesmo ficando um pouco nervosas (quem não fica?) e dispostas a fazer as alterações e tal...

Bem, na verdade eu estou quase certa para começar a betar um moço ae. Ele escreve uma fic de Nárnia (*_*) e fica me enchendo de perguntas no Ask. Conversar com ele me deu uma ideia que recomendo a todos os meus betas queridos da Liga dos Betas: conhecer o autor antes de aceitar betar. Converse com ele, pergunte sobre a fic, leia o que ele já escreveu, saiba se ele é empolgado com o que faz, se gosta do que faz, se é esforçado e se não é um boçal, essas coisas...
Antes eu achava que bastava saber se os fandons correspondiam. Agora já penso diferente, acho que o mais importante é saber se o autor não vai te fazer comer o teclado de raiva.


Bem, eu detesto essa coisa de metas de ano novo e tal porque isso nunca muda nada na vida de ninguém. Mas eu queria colocar aqui algumas metas que, na verdade, são o sonho de um mundo perfeito de qualquer leitor beta.

- Autores que não desistam da fic
- Autores que não ficam justificando cada erro que eu aponto
- Autores que usam o corretor ortográfico
- Autores que tenham algo a dizer em suas fics
- Autores que pensem em algo além de shippagem
- Autores que não se acham o próximo Tolkien
- Autores que não demorem um ano para fazer as alterações recomendadas
- Autores que não escrevam "POV de fulano", "POV de siclano"
- Autores que tenham alguma ambição além de "só escrevo pra me distrair" ou coisas broxantes do tipo.
- Autores que digam apenas "yes, mistress" (ok, essa eu deixo como opcional)

Claro que não quero um autor que escreva perfeitamente, pois esse autor não precisaria de um beta. E o problema não é preguiça de fazer meu trabalho. É simplesmente desejar que os autores façam o MÍNIMO de bom senso que a escrita exige.

E vocês, meus betas queridos, como são os autores que vocês querem betar em 2013? Ajudem a aumentar a listinha nos comentários ^^

Boas festas (ou seja lá como você chama o ato de comer as sobras da comida) e um ótimo 2013. Desejar não custa nada, né?

10 comentários:

  1. Aquelas, começando um texto com uma betagem básica, a palavrinha é sicrano mesmo heheeh =P

    Então, eu acrescentaria na minha lista:

    Autores que não confundem os tempos verbais;
    Autores que tenham realmente algo a dizer com suas histórias;

    E acrescentaria os betas também que espero que façam parte da nossa liga:

    Betas que não xinguem o autor, mas que saiba criticar com civilidade;
    Betas que não se achem superior porque estão na condição de betas;
    Betas que queiram orientar o escritor e transformá-lo num escritor melhor que ele mesmo;
    Betas que tenham muita paciência com os equívocos dos escritores, ou seja, da mesma forma que há gente muito preguiçosa, há muita gente que não sabe o que não sabe porque não teve acesso.
    Betas que não subestimem os autores porque ele escreve "nois faz", enfim... (até porque muita gente na liga comete erros ortográficos e eu nunca xinguei ninguém por isso...xD)

    Espero que a liga cresça e que sejamos um grupo coeso e, mais que isso, que possamos ser um grupo confiável em que os escritores nos busquem para orientá-los no que pudermos.

    Bjos, minha querida =D

    ResponderExcluir
  2. E eu precisava editar meu próprio comentário, mas já foi O.o

    ResponderExcluir
  3. Cindy-chan, olá! Curti muito a postagem e concordo com boa parte dela. Betar alguém tem muitas complicações, especialmente quando é um ponto onde o autor e o beta discordam. É preciso ter paciência pra explicar e pra ouvir também. Acho que todo mundo ganha com isso.

    A Lady Salieri, que inclusive comentou acima, me indicou que eu ficasse de olho no seu blog para saber quando a nova seleção de betas vai começar. Porque estou bastante interessada. Não sei se estou à altura, mas quero ajudar nessa questão.

    Quanto à sua betagem, 'cê comentou estar sem autores pra betar. Eu estou à procura de um beta para duas originais (uma já tenho até o 5 capítulo e a outra ainda estou estruturando). Se você estiver disposta, eu gostaria de contar com sua betagem (eu entenderei perfeitamente se você recusar). Não posso garantir que sou uma autora tão boa assim, mas me esforço e trato minhas histórias com muito carinho. Quantas histórias por autor um beta pode pegar?

    Enfim, espero que tenha um ótimo ano novo e ficarei de olho aqui pra saber sobre a avaliação de betas. ^^#

    ResponderExcluir
  4. Oi Nana, fofa, vamos conversar sobre sua fic?
    Não existe limite de quantidade de fics pra um beta, o limite é a capacidade de cada um né?
    Vamos conversar, eu preciso pensar com carinho nisso ^^
    Me adiciona no facebook e fala comigo por lá.

    ResponderExcluir
  5. Eu não tinha visto sua resposta, perdão! Já adicionei no Facebook.

    ResponderExcluir
  6. Eu comecei o ano com quatro autores @.@

    Eu sempre busco fazer muitas perguntas antes de realmente começar a trabalhar com a betagem. Eu faço a betagem de uma parte da história do autor e pergunto: você aceita minhas mudanças? Acha que somos capazes de trabalhar juntos sem que nos matemos? ê.e

    Mas, antes de tudo eu pergunto: você sabe o que um beta faz? O que exatamente você acha que um beta faz?

    Porque, assim, não tem como ele dar a desculpa que não sabia que eu iria interferir demais na história dele ao ponto de dizer: reescreva tudo. (desculpa Fernando kkk)


    E ah, vou mandar uma girl ficar de olho aqui no seu blog, tá Cindy? Ela quer virar beta, então vou fornecer-lhe o link do seu blog para que ela possa dar uma olhada quando a próxima seleção estiver aberta e se inscrever ^^

    ResponderExcluir
  7. Vc é uma betaholic, nunca vou betar a mesma quantidade q vc o.o
    Muito importante mesmo fazer essas perguntas. Eu já mando a pessoinha ler meu blog, no caso dos recentes eles conheciam o blog antes, então ACHO que tá de boas -q
    Fala pra girl assinar o rss q fica mais facil ela ficar sabendo qualquer novidade ^^

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou beta mas tem uma menina no Nyah! Que quer ajuda com a fic dela e com fics de 5 amigas delas então começei o ano com 6 meninas para ajudar.

    E as 6 meninas sabem ouvir e fazer alterações.
    No começo ninguem mandava reviews ou lia as fics e depois de uma ajuda minha está lá as fics estão com 100 reviews!
    Elas estão adorando tudo!
    Se todas as autoras fossem que nem elas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 100 reviews? Assim até eu quero sua ajuda D:
      Brinks^^
      Obrigada pelo depoimento, que sirva de motivação pra todos.

      Excluir
  9. Eu quero é começar a Betar... Mas antes eu acho que preciso betar minhas próprias fics. Minha meta de agora: Sentar e reescrever TODAS as minhas fics.

    ResponderExcluir