Erros comuns que encontro nas minhas betagens - I

domingo, 21 de outubro de 2012

Começando a série de Erros Comuns que encontro em betagens. Até que número vocês acham que essa série vai?


Primeiro caso. Se liguem nos tempos verbais:
Resolvi pegar uma lasanha e pôr no microondas. Depois do meu almoço tomei um banho e fui fazer meus deveres. Minha mãe entra no meu quarto perguntando se o secador dela estava comigo. Ela resolve se sentar na minha cama e começar a tagarelar sobre a viagem e eu somente aceno a cabeça e emito sons nas horas certas...
Esse tipo de coisa é MUITO comum encontrar nas fics. Temos dois problemas aqui. Primeiro, que é muito feio e pobre narrar como se estivesse jogando RPG:
"Eu ando pelo corredor, pego a faca no chão, lanço minha magia ultra-mega-boga, mato o monstro". Não dá pra ler uma história com verbos conjugados dessa forma (indicativo no presente na primeira pessoa).

Mas o pior é começar narrando no pretérito e depois magicamente pular pro presente. E não é uma transição temporal, não. É a sequencia da mesma narrativa. NÃO PODE! Mantenha o tempo verbal, de preferencia que não seja "Faço isso, vou ali, como aquilo". Pretérito sempre faz mais sentido, pois o narrador geralmente está contando algo que ACONTECEU. Está no passado. Trabalhar com presente, por exemplo, é muito mais complicado no caso da prosa de ficção.

Ao menos pra mim é.

E você, já viu textos com esse tipo de erro?

7 comentários:

  1. Vejo sim, principalmente na hora em que estou betando. Ela escreve no presente e eu ODEIO fics assim, então saio arrumando todos os verbos :/
    Ah, você errou duas palavrinha: 'a séria' 'numero'.
    Beeijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi que meu público aqui será de betas que ficarão apontando os erros dos meus posts kkkkkk
      Brigadinha ^^
      Ah, eu não fico arrumando os verbos não. Eu marco tudo com cor vermelha e falo pra pessoa mudar. Pra ela acostumar. E vai q ela resolve escrever outra coisa no lugar? Evito ao máximo mexer no texto. Vou até fazer um post sobre isso depois.
      Bjinhos!

      Excluir
  2. Eu costumo fazer isso muito (vergonha) mas há alguma técnica que faça mudar? Além de muita atenção e claro a betagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Bom, no caso de você já ter identificado o problema, é só ter atenção mesmo. A melhor técnica sempre será a revisão :)

      Excluir
  3. É terrível! Não sou escritor como vocês, mas naquelas redações mais simples da escola eu cometia este erro digamos “temporal”!!!
    Agora imagine, eu escrevendo as Crônicas do George R.R. Martin ou A Saga do Anel de Tolkien...um desastre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk é muito comum mesmo. O importante pra começar é detectar isso. Entendendo que isso é problemático, é só prestar bastante atenção e revisar os textos.

      Excluir
  4. Isso só aconteceu comigo uma vez. Eu estava na escola, escrevendo uma pequena 'peça de teatro' com minhas amigas. Eu estava escrevendo no presente (é um teatro), mas aí outra menina foi escrever no passado, depois mudava pro presente, passado, e isso dependia do nível de 'estranheza' das palavras em presente. Passava o tempo todo de presente ao pretérito e parecia que eu era a única que notava isso!

    ResponderExcluir