Beta Reader - é de comer?

domingo, 14 de outubro de 2012

Oi, linduras do meu coração!

Sou a Cyndi, leitora, pseudo-escritora, além de Beta Reader. Faço parte do grupo de betas do Nyah!, o que deve significar alguma coisa de importante.

Como leitora beta de fanfics, eu me deparo com muitas pérolas. Mas não apenas isso, eu protagonizo situações inusitadas, estranhas, bizarras e, às vezes, cômicas com meus autores.

"Mas tia, o que é beta? Eu tinha um peixe beta, é isso? Ou é de comer?"


Eu adoro o peixinho beta, mas não, não é isso. Beta reader é a primeira pessoa que lerá uma fanfic ou texto qualquer, com olhar crítico.

Sabe quando aquele esperado jogo sai em versão beta? Ou quando você recebe um código para ser um jogador beta daquele lançamento? Ou aquele programa de computador que é lançado em versão beta?

Beta é um "teste". É isso que fazemos, testamos a fanfic pra ver se está boa. Todos temos algum senso crítico, mas alguns o desenvolvem mais que outros. Dentre os que o desenvolvem, uma porcentagem adquire coragem de usá-lo sem medo de perder amigos e namorados (-q). Dentre esses, alguns míseros gatos pingados resolvem usar o tal senso crítico para um bem comum, de graça, por querer ajudar, por gostar da comunidade. Somos nós, betas readers, estes pobres coitados.

Reparou que destaquei a palavra "crítico"? Pois é, isso significa que um leitor beta vai pisar no seu calo e enfiar o dedo na sua ferida. Por que? Porque provavelmente você não sabe que a ferida está lá, ou não está se esforçando para cura-la. Então fazemos questão de mostrar isso do jeito mais prático possível.

Estou exagerando nas metáforas, mas não é nada tão traumático. Claro que alguns autores mais sensíveis dão uns pitis. Meu primeiro autor foi inesquecível. Ah, o primeiro autor a gente nunca esquece!

A primeira coisa que fiz foi procurar saber qual era a disposição dele pra melhorar o texto.
- Em uma escala de 0 a 10, o quanto você está disposto a se esforçar para melhorar a fic? Considere 0=fazer nada e 10=escalar o Himalaia de cuecas. 

- 10! Com certeza :)
Sim, claro... com certeza.

Baseado nessa resposta, avaliei os pontos críticos da história dele. A resposta?
Olha aqui! Eu pedi para você me ajudar em alguns erros e dar algumas dicas. Mas você está interferindo na minha história! Eu escrevo ela do jeito que eu quiser! Ouviu?
Claro que eu não deixo passar. Eu sou cínica, mas tento explicar direitinho (e não, eu não interfiro na história de ninguém, o que obviamente mostra que esta pessoa tem probleminhas).
Não ouvi, fala mais alto, vc tá muito longe.
Você pode escrever como quiser. Mas eu vou comentar como eu quiser também. Direitos iguais, certo?
Te dei dicas. Cabe a você aceitar ou não. Fui educada com você, gostaria que você também fosse. Estou fazendo isso de graça e de livre e espontanea vontade, não sou sua empregada pra você vir com desaforo.
Pena que te falte maturidade pra entender isso. 
Já ia esquecendo de duas coisas: se você só precisa de ajuda em alguns erros, use esse corretor online, é infalível:
http://www.flip.pt/FLiP-On-line/Corrector-ortografico-e-sintactico.aspx
Pronto! Problema resolvido, não precisa mais de mim, tá? Beijinhos, e de nada.
Pra vocês verem que eu tento ajudar e ser boazinha (do meu jeito ácido, eu sei, tenho o BOPE nas veias -q). Aí as coisas mudam...
Não! me desculpa pf,pfpf. É q não estou acostumado com isso, por favor! Continue sendo minha corretora pf!
WTF??? CORRETORA É A @#*#$*@#

Em uma decisão unanime do grupo de betas, decidimos não trabalhar mais com esse autor, pois nossa política é que haja uma sincronia, pois o resultado do texto depende disso. Um autor não precisa aceitar tudo o que um beta diz, mas deve pelo menos considerar o que é dito. Claro, se o autor não aceita NADA do que é dito, pra que ter um beta? NÃO SOMOS CORRETORES GRAMATICAIS, pelamor!

Meses depois, ele me mandou:
Lembra de mim? Você me abandonou quando eu mais precisava.
Preciso comentar mais alguma coisa?

3 comentários:

  1. FUCK! Sério? Amiga, se um dia eu passar por essa, você faz um favor de preparar uma resposta bem bonita e elaborada para enviar à desaforada? Obrigada, hehe.
    Paciência de ouro! No seu lugar, eu mandava tomar no orifício anal e nunca mais me procurar.
    Adorei o post! Bjokas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk se passar por isso me avisa, sim! Bjos e obrigada ^^

      Excluir
  2. eu queria ser beta, minha conta é "Undead Girl"

    ResponderExcluir